Bill Gates é, inegavelmente, uma das figuras mais importantes do mundo – não só pelas suas contribuições para a tecnologia, mas também pelo seu ativismo em causas humanitárias. Ao longo de sua trajetória profissional, que lhe rendeu um patrimônio líquido de US$ 79,2 bilhões, o cofundador da Microsoft percebeu que há padrões de comportamento para que qualquer profissional tenha sucesso, independentemente da sua área de atuação.

O site Computerworld reuniu em uma publicação cinco conselhos do executivo para alavancar a sua carreira. Confira:

1. Ciências, matemática e economia: busque desenvolver habilidades
Para Bill Gates, é fundamental que todos os trabalhadores ampliem seus conhecimentos em ciências, matemática e economia. De acordo com o executivo, os profissionais dessas áreas são os futuros “agentes de mudança para todas as instituições”. Pensando nisso, o bilionário recomenda que pessoas dos demais campos do conhecimento saibam, ao menos, interagir com especialistas nesses três setores.

2. Otimismo, mas com metas claras
Segundo Gates, o otimismo é essencial para que os profissionais persistam em suas carreiras. Para isso, a orientação é estabelecer metas e objetivos claros para, a partir daí, colocar os planos em prática.

3. Aprenda sempre
O fundador da Microsoft faz questão de reiterar a importância do aprendizado contínuo. Para Gates, os profissionais devem expandir os seus conhecimentos para além de suas próprias áreas de atuação, já que a prática permite a interlocução e promove a criatividade.

4. Assuma responsabilidades sociais
Bill Gates é ativista de causas humanitárias – e incentiva que todos façam o mesmo. De acordo com o bilionário, as pessoas devem assumir grandes responsabilidades e contribuir para o desenvolvimento da humanidade. “Será uma das grandes experiências de suas vidas”, disse em um discurso de formatura na Universidade de Harvard. Cada empresa está inserida em um contexto social, e melhorar a vida de todos deve ser uma das prioridades das organizações.

5. Pense fora da caixa
O executivo prioriza o pensamento criativo e afirma que os profissionais de destaque conseguem realizar suas atividades de formas inovadoras. Os erros fazem parte do caminho, e não devem se tornar lamentos. Para Gates, as falhas servem como aprendizados fundamentais para o sucesso. Nesse sentido, o executivo também aconselha que os trabalhadores aceitem críticas, recebendo cada uma delas como mais uma oportunidade de crescimento.

Quer saber mais sobre nossos serviços?

Fale conosco







O que oferecemos