É aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes que ele precisa como proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas de forma variada, equilibrada e na quantidade necessária para cada indivíduo.
Ingerimos alimentos para a obtenção de energia e repor as substâncias que constituem o corpo e gastos ininterruptos. O alimento se transforma em nutrientes:
São substâncias introduzidas no organismo visando promover o crescimento, a reparação dos tecidos, a produção de energia e o equilíbrio das diversas funções orgânicas. São de origem animal, vegetal e mineral.
São classificados de acordo com suas propriedades físicas, químicas e sobre a forma de atuação no nosso organismo
São substâncias químicas que compõem o alimento que é utilizado pelo organismo. São os carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais.
A pirâmide alimentar é formada pelos seguintes grupos de alimentos:
ENERGÉTICOS: presentes em carboidratos como os cereais integrais, pães, arroz e massas. Os carboidratos são responsáveis por 65% do balanceamento da sua refeição diária. Há também os lipídeos como os óleos vegetais saudáveis, azeite de oliva e óleo de canola. Os Lipídeos são responsáveis por 20% do balanceamento da sua refeição diária. Os alimentos energéticos são a base da pirâmide alimentar e proporcionam a energia necessária para exercer qualquer atividade física, desde as mais simples — como escovar os dentes e conversar — até as intensas como correr e praticar esportes.
CONSTRUTORES: sua principal fonte nutricional são as proteínas como as aves, peixes, frutos do mar, carnes magras, leite e ovos, que ajudam em toda a construção celular do organismo e na reparação dos tecidos. As proteínas também exercem fator relevante na formação do ferro, cálcio, vitamina A, B1 e D. As proteínas são responsáveis por 15% do balanceamento da sua refeição diária.
REGULADORES: são os alimentos compostos por vitaminas e sais minerais, responsáveis pela regulação do mecanismo em nosso organismo. Eles dão suporte aos alimentos construtores e no sistema imunológico. Ricos em fibras, são encontrados facilmente em frutas, verduras e legumes.
Portanto, alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada a quem está consumindo.
Homem:
Atividade Física leve: 2.000 Cal
Atividade Física Moderada: 2.200 Cal
Atividade Física Pesada: 2.500 Cal
Mulher:
Atividade Física leve: 1.200 Cal
Atividade Física Moderada: 1.500 Cal
Atividade Física Pesada: 1.800 Cal
Não exagere no álcool;
Evite o tabagismo;
Evite o estresse excessivo;
Controle sua pressão arterial…
Assim também funciona em uma rotina alimentar. Com ela é mais fácil se manter fiel a uma alimentação saudável. Para isso, estabeleça horários para as refeições e as faça longe do computador ou televisão.
Se concentrar no que está comendo é fundamental para não exagerar, pois quando comemos na frente da televisão ou do computador, tendemos a comer mais do que o necessário.
Eliana Vilela de Aguir
Nutricionista
CRN 3 6266
eliana.vilela@newspace.com.br
Fale conosco