Demanda externa fez com que a empresa fechasse acordo com a líder na oferta de armazenamento no País. Iniciativa trouxe mais segurança e organização para os processos da companhia de transportes

Interessada nas vantagens e benefícios que a terceirização da guarda de mídia traz para o negócio, a Via Pajuçara, empresa especializada no transporte de cargas expressas e fracionadas para 100% do Sul e Sudeste do Brasil, fechou um acordo para acomodar os arquivos no Grupo New Space, líder na oferta desse tipo de serviço no país.

Renato Neri, coordenador de infraestrutura da Via Pajuçara, conta que, antes da parceria, as fitas que contém os backups da empresa com servidores, planilhas, comprovantes, extratos além de milhares de dados do RH, Financeiro, Administrativo etc., eram armazenadas em um pequeno cofre e em um armário, onde também ficava localizado o Data Center da companhia de transportes. “Houve uma demanda externa para que acomodássemos os nossos arquivos em um local mais seguro. Nós também precisávamos migrar para que pudéssemos nos adequar a norma ISO de Qualidade (9001:2015). Com isso, a solução encontrada foi ir ao mercado em busca de um fornecedor para guardamos tudo fora das dependências internas”, explica o executivo.

“É altamente recomendável terceirizar a guarda de mídias, pois, qualquer tipo de incidente que possa vir a acontecer na empresa, você perde arquivos imprescindíveis para o andamento do negócio, independente do segmento de atuação”, destaca Wrion Pereira, diretor de vendas do Grupo New Space. “Além da segurança, quem contrata esse tipo de serviço passa a contar com processos de auditoria muito mais ágeis, organizados e assertivos”, completa.

Após realizar pesquisas em busca de soluções, Neri diz que encontrou algumas opções no mercado, abriu concorrência e acabou optando pela New Space por conta dos processos, cronograma oferecido e da estrutura. “Em menos de 48 horas, os funcionários conseguiram fazer a migração de mais de 1.500 fitas de backup da Via Pajuçara para a sala-cofre. Foi algo bastante impactante para nós já conseguirmos visualizar o nosso histórico lá no portal do cliente em tão pouco tempo”.

Desde então, houve melhorias na questão do controle do histórico da empresa, que passou a contar com um processo mais organizado. “Por mais que as fitas estivessem mais próximas, antes a gente precisava consultar um monte de planilhas, o processo era muito mais dispendioso. Hoje em dia o portal da New Space facilita (e muito) o trabalho. Por mais que estejamos distantes cerca de 50km, hoje é mais rápido conseguir recuperar um arquivo de backup do que antes”.

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